terça-feira, dezembro 20, 2005

Extraordinário



No seu melhor, não há dúvida.

Goste-se ou não, o "debate" entre Cavaco e Soares resultou naquilo que os conhecedores de ambos já sabiam de antemão: Soares, potencial vencedor à "partida", foi vencedor durante a "corrida" e à "chegada".

A "velha raposa" da política, o "elefante político" está tão bom como nos melhores tempos. Cavaco escumou pelos cantos da boca, como era previsível. Não conseguiu esconder a sua faceta algo salazarenta como Soares quis que ficasse como imagem do seu adversário.

A comunicação social já elegeu o futuro presidente da república. Mas apenas para a 1ª volta. Embora as sondagens digam que Cavaco Silva ganhe logo à primeira volta, pode muito bem este cenário ter obtido uma inversão a partir de hoje.

Sobre ele - Cavaco - escrevi eu num pequeno jornal lisboeta - o "Livre Pensamento" - em 31 de Agosto de 1988, num artigo intitulado "a República dos Cágados":

...E o Cágado-chefe?

Magro, carão moreno, escumando pelos cantos das mandíbulas de tanto articular a presa língua. Tem uma óptima carapaça! Aguenta-se bem e tem uma série de cágados à sua volta que garantem a sua posição (dele) e melhor, a sua posição (deles).

E as cágadas? Vistosas! Muito senhoras, trazem as suas carapaças muito polidas. Ao mínimo raio de Sol, quase as perdem. Engraçadíssimo ver as cágadas sem carapaça!

O cágado-ancião, mais bonacheirão, transmite uma ar de tolerância, de serenidade. É mais pachorrento. Está sempre pronto a dar bons conselhos e a fazer recomendações aos outros cágados...

11 comentários:

  1. Ó pá, por esse atraso mental devias pagar imposto.

    ResponderEliminar
  2. Ai o atrasado mental sou eu?
    Olha lá, ó calhorda, então tu achas que cobardolas como tu chegam a algum lado? Conseguem sucessos na vida? Elaborar e concretizar objectivos? Servir o país e o povo? Contribuir para a melhoria da sociedade? Ser respeitado e reconhecido? Evoluir no conhecimento?
    Até te escondes no anonimato!
    Vai mas é pagar os teus impostos!
    Ser alguém! Trabalhar mais! Estudar mais!
    Partilhar idéias úteis com a comunidade, exprimir o pensamento com respeito pelo outros, propor idéias, ser parte da soluções e não dos problemas.
    Vai aprender a ser cidadão.

    ResponderEliminar
  3. Extraordinário? extra ordinário!!! deve ser isso, porque mais ordinário do que aquilo é impossível!!!
    Mais, como o Prof.Cavaco Silva tem mais votos do que os outros todos juntos, a tese é a de que aquela arruaça do Dr. Soares, escandalosamente mentirosa, mal-educada, pedante, pretensiosa, arrogante, com a mania de que é mais do que os outros, com a mania de que o país lhe pertence e sem uma única ideia, sem uma única ideia, ..., aquela arruaça fará com que um número significativo de pessoas deixe de votar no Prof. Cavaco para passar a votar naquele exemplo de falta de vergonha na cara.
    Pensar assim não é ser socialista, soarista ou o que quer que seja, é total falta de contacto com a realidade.
    Duvidam? perguntem ao arruaceiro do Jorge Coelho, o homem que queria bater em mais de metade do país. Viram o comprometimento dele ontem? Dele! convenhamos que não é fácil! Será que vai estar com um pau à boca das urnas a oferecer outra vez pancada a quem não votar no soares? Será essa a táctica?
    O mais triste de tudo isto é que o Soares vai morrer sem nunca chegar a compreender uma coisa que disse tantas vezes: em Democracia todos têm os mesmos direitos.
    Quanto mais, algo que nunca lhe entrará pela arrogância: que é a forma digna, ou não, como se exercem esses direitos que faz as pessoas merecedoras, ou não, de respeito.
    Mas isso o que lhe interessa? a ele, o (auto-suposto) dono do país...
    ou a vocês, afilhados incompetentes, dependentes da corrupção do padrinho.
    Vá, vá, vão lá roubar para a ota. Antigamente assaltavam-se meios de transporte: carros, comboios, etc. Hoje querem fazer um aeroporto e um comboio para poderem roubar, com compadrios, durante 30 anos o nosso país.
    E és tu jornalista... já pensate trabalhar honestamente????????
    Cansa! mas faz merecer o respeito. Experimenta! quem sabe até gostas...

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me duma coisa... deixa-me adivinhar... também eras a favor da regionalização?! já te estavas a ver o mini-mário, com uma quintinha para também poderes roubar?! O padrinho havia de ter orgulho em ti!... (pergunta ao Rui Mateus!).

    ResponderEliminar
  5. uma última coisa: os "calhordas" já são dois, porque eu nem conheço o gajo que escreveu o comentário lá de cima.

    ResponderEliminar
  6. "O gajo que escreveu o comentário lá de cima" sou eu e repito que se trata de atraso mental. Uma das manifestações deste é, como se sabe, a incapacidade de apreender a evidência, preterindo-a em favor de uma visão sectária da realidade.
    Ora, é isso mesmo que o autor deste blog denuncia. Quanto ao anonimato, estamos conversados: impõem-no as circunstâncias.

    ResponderEliminar
  7. E o gajo que escreveu os comentários cá de baixo sou eu e assino por baixo do teu. A expressão "atraso mental" só me preocupa por poder denegrir alguém que tenha sofrido uma vicissitude da vida, ao colocá-lo ao mesmo nível aqui do autor do "calhorda", o gajo que, certamente, ensina cidadania.
    Quanto ao aunonimato tenho todo o gosto eu dar-lhe o meu nome, nº de telefone, morada e tudo o mais. E o que vais fazer? vens cá bater-me ou mandas um bando de meninos do jorge coelho???

    ResponderEliminar
  8. Mas que nível lamentável o destes gajos - «o gajo que escreveu o comentário lá de cima» e o «gajo que escreveu o comentário cá de baixo». Digo-o eu, que até nem sou soarista. Também não sou cavaquista, mas estou certa de que o Professor (quando está na escola dele, mas enfim...) teria vergonha destes «gajos», se os lesse.

    ResponderEliminar
  9. Aí é que te enganas, porque o Professor já me leu muitas vezes e gostou sempre...
    E esta, hein?

    ResponderEliminar
  10. Se não fores tu a gabar-te...

    ResponderEliminar

Coloque aqui o seu comentário