
No sistema de estradas do Baixo-Alentejo, não consegui encontrar uma única referência indiciadora da possibilidade - ainda que remota - de identificação de um posicionamento territorial de abastecimento em baixa de recursos estratégicos.
Já teve a oportunidade de visitar a barragem do Pedrógão?
Não? Está à espera de quê?
O espelho de água prolonga-se por cerca de 24 Kms., com um enquadramento paisagístico soberbo, adaptado a todo o tipo de actividades de lazer, desporto e recreio.
Para além da produção de energia eléctrica, esta barragem é um aproveitamento da água que sai da barragem de Alqueva, regula o leito do Gadiana a montante e a jusante, e modifica economica e socialmente a sua área de influência.
A freguesia do Pedrógão já está a transformar-se. A construção civil avança na expectativa de novos negócios emergentes da barragem.
É expectável que surjam infraestruturas de suporte a práticas turísticas de qualidade, dirigidas para públicos-alvo particulares que desejam disfrutar de locais paradisíacos, onde a beleza natural, o silêncio, a serenidade e a natureza se combinam.
Cabe aos empreendedores tomar as iniciativas e à Região de Turismo, desenvolver actividades de promoção.