segunda-feira, abril 18, 2005

O ciclo de vida do produto

Tal como os organismos vivos, os produtos e serviços também nascem, desenvolvem-se, atigem o seu auge, entram em declínio, definham e morrem.
Dependendo de factores endógenos e exógenos, assim a longevidade será maior ou menor.
O que vimos ontem de Marcelo Rebelo de Sousa espelha, no seu melhor, esta teoria económica.
De facto, o modelo, formato, conteúdo e anexos, não mudaram nada em relação ao que era praticado anteriormente noutro canal. Uma ou outra nuance quase imperceptível fará alguma diferença.
Mas o maior problema é o protagonista. O que mudou em MRS é praticamente nada, com a agravante de estar em contraciclo com a realidade ao ponto de a entrevistadora lhe chamar à atenção com um olhe que não é isso que dizem ou só o Sr. é que diz isso.
Quando as opiniões jornalísticas e públicas vão no sentido positivo relativamente à primeira grande entrevista concedida pelo PM ao canal público, é MRS que procura - por vezes desorientadamente - motivos e pormenores para dizer que José Sócrates não esteve bem.
Com grande pena minha, o que acabei por constatar é que o canal público adquiriu um produto em 2ª mão com um tempo de vida útil mais limitado do que aquele que era suposto, o que leva a que a reintegração de capital não compense o que falta até ao final das amortizações anuais.
Adquiriu-se um passe de jogador em final de carreira.

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