terça-feira, março 15, 2005

Vai para dois anos tive a oportunidade de, pela 1ª vez, falar das "prendas" que o quadrúpedes canídios que coabitam na nossa cidade, depositam graciosamente nos passeios, portas e espaços públicos de recreio e lazer, sob orientação e regozijo dos respectivos proprietários.
Para além de constituir um motivo de preocupação em termos de saúde pública, é demonstrativo da falta de educação e respeito pelos outros. E também do laxismo das autoridades municipais que deveriam tomar as iniciativas que o problema exige: sensibilização e actuação.
Registo com imenso agrado a que foi levada a efeito pelo Município de Serpa. Sob o lema "o que o seu cão deixar, alguém há-de pisar", a edilidade alerta para que "o melhor amigo do cão não é o chão" e que no "concelho de Serpa...muitos dos proprietários de cães deixam os animais defecar livremente nos locais públicos, sem terem a preocupação de remover os seus dejectos". Isso coloca particularmente em perigo a saúde das crianças "sujeitas a doenças transmissíveis pelos cães, como a hidatidose ... que podem ser fatais".
A pergunta que faço é do que é que o município bejense está à espera para actuar no mesmo sentido?
Para além da campanha de "sensibilização", convirá complementá-la, após um prazo, com coimas com alguma expressão. Só assim se porá cobro a esta falta de respeito pelas relações de cidadania.
Tenho mesmo a convicção de que, nalguns casos, só não defecam os donos dos bichanos porque dava muito nas vistas.

1 comentário:

Coloque aqui o seu comentário