segunda-feira, junho 20, 2005

Renascido

O Pax Julia foi reinaugurado.
Custou bastante dinheiro, tendo em consideração a cidade, a sub-região e a população residente. No entanto, é meu entendimento que a estrutura é importante como contributo para a atractividade do concelho. Essa atractividade tem de ser dirigida a talentos e os talentos são exigentes em infa-estruturas de base.
O Pax Julia vem suprir uma lacuna no segmento da oferta de espectáculos de qualidade para recintos fechados. Estou a falar de teatro que apenas se vê em Lisboa e Porto, concertos de música sinfónica e câmara a que só se assiste em Lisboa e Porto, concertos musicais como os que se assistem no CCB, e tantos outros.
Não se julgue que a sala vai estar às moscas; se a política seguida para a divulgação da reinauguração for continuada, virão pessoas de todo o lado para assistir aos espectáculos, até porque são sempre um pouco mais baratos do que no CCB.
Ora se eu vou de propósito ao CCB e até à Casa da Música ao Porto, mais depressa vou ao Pax Julia se me oferecer idênticas condições na relação preço qualidade e até mais vantajosas.
É elementar.
Desejo aos responsáveis imaginação, sucesso e preserverança.
A cidade marcou pontos.
Uma próxima etapa será a conclusão do complexo desportivo que trará igualmente outro contributo para a atractividade de talentos. Por exemplo, só não estive na reinauguração do Pax Julia porque fui assistir aos campeonatos europeus de atletismo em Leiria.
Sempre vos digo que, tirando o enquadramento do Estádio Municipal de Leiria (reconstruído para o Euro 2004), Beja poderá perfeitamente candidatar-se a um evento desportivo com dimensão internacional.
Não nos esqueçamos que ainda temos o Parque de Feiras e Exposições que tem uma exploração abaixo do nível do seu potencial. Em desporto, por exemplo, pode receber eventos de modalidades "indoor" e equestres de alto nível.
Vamos lá puxar pela cabeça porque dinheiro sem cabeça não se reproduz; consome-se.

1 comentário:

  1. Muitas têm sido as ideias, muitos têm sido as propostas, muitos têm sido os contactos, mas reacções positivas nem por isso... Será da situação? Será da conjuntura? Será das nossas (minhas) capacidades? A verdade é que tem sido difícil alargar a programação do PEF de Beja.

    ResponderEliminar

Coloque aqui o seu comentário