sexta-feira, agosto 20, 2004

K7's piratas

I Acto:

Ao Sábado, junto à praça de toiros de Beja, é fácil encontrar as últimas novidades em cinema digital. É mesmo possível adquirir um DVD com o último filme ou videoclip que ainda não está no mercado nacional e divulgado em antestreia há menos de 24 horas.
Perguntei ao tendeiro como é que era possível tamanha velocidade de satisfação do cliente por € 5. Respondeu-me que era fácil; o segredo estava nas relações privilegiadas com altos responsáveis de edição.
Piratas – pensei eu para comigo.
Bom, com esta facilidade comercial praticamente isenta de impostos, – provavelmente sem pagamentos regulares de direitos de autor - afigura-se estamos perante um negócio lucrativo para os editores, para o tendeiro e cheio de vantagens para o cliente.

II Acto:

Eis como é fácil obter os últimos gritos desde que exista acesso privilegiado à informação e à tecnologia.
À tecnologia tenho eu acesso. Domino-a com alguma facilidade. Não faço parte dos dígito excluídos. À informação privilegiada é que não.
Por isso vou – provavelmente – continuar a solicitar a colaboração do tendeiro para colmatar tal lacuna.
Não teria ele hipótese de arranjar CD’s com as últimas em fofocas políticas, escândalos, apanhados e outras mariolices jornalísticas, daquelas que fazem rolar cabeças importantes?
Perguntei-lhe.
Deu-me a entender que possível era; mais caro e moroso, mas possível. Não conseguia satisfazer os clientes em melhores condições, tendo em atenção a configuração dos editores. € 10 e 48 horas.
Mesmo assim, atrevi-me:
- Quero uma cópia das K7's com o escãndalo do segredo de justiça.
- Prá semana sou capaz de já as cá ter em upgrade!
Respondeu-me.
Retorqui-lhe:
-Como, se se consta que já não existem originais?
Respondeu:
- Não faz mal. Os meus editores têm backup’s de tudo, os melhores anti-virus, firewalls e encriptadores. Estão bem artilhados.

III Acto:

Gaita! – pensei eu. Este tipo é capaz de saber quantas namoradas eu tive no mês de Julho! E se apanhou algumas das minhas trocas de chat’s na net com alguma delas?
E os PIDES eram os outros.
E os direitos, liberdades e garantias, na Constituição!
Querem ver que tenho de voltar a olhar por cima do ombro e a desconfiar da minha própria sombra, 30 anos após o 25 de Abril?
Vai lá, vai…

Toca o pano, cai o órgão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloque aqui o seu comentário