sexta-feira, dezembro 23, 2005

Boas-Festas



Aproximamo-nos a passos largos do final de mais um ano. Domingo é Natal.

O que significa (o Natal), merecerá alguma apreciação, dependendo das sensibilidades e convicções de cada um. Há uma cultura instituída em torno da quadra. Mas a essência está lá: reencontro connosco e com os outros, reflexão sobre o sentido das coisas e do mundo, partilha, mais atenção aos sofredores e desintegrados, tolerância, respeito pelos valores da cidadania, cumprir para fazer cumprir. É transversal.

A sociedade portuguesa está num momento de viragem. A Convergência Económica e Social afastou-se da banda larga em que os nossos parceiros comunitários têm navegado e assiste-nos um certo sentimento de infelicidade por não alcançarmos o nível de bem-estar médio que disfrutam as outras sociedades europeias da UE.

Precisamos de mais gente qualificada, de mais empreendedores, de mais dinâmica social, de mais e melhor emprego, de mais e melhores empresas e mais honestidade, mais responsabilidade.

Precisamos de filtragem sobre a mediocridade e o xico-espertismo; de controlo sobre as fugas às obrigações que cada um tem para com a sociedade atrvés do Estado. Maior combate à economia paralela.

Precisamos de melhores serviços públicos e privados, melhor protecção social, melhores polícias e justiça, melhor Serviço Nacional de Saúde, melhor ensino e educação, mais empenho de todos.

Precisamos de motivação, de estímulo, de desincentivo à ostentação, ao consumismo e à desumanização.

Pode ser que o Pai-Natal exista.

1 comentário:

  1. PREZADO AMIGO!

    Como e bom, sempre, ler algo escrito por ti; considero o que escreves, dentro da realidade que vives,bem pertinente. Posso dizer ate mais, aplicavel em outros Paises e nas sociedades cada vez mais desumanas e egoistas. Talvez, no aspecto macro, mais impune a classe politica, que dispoe de plenos poderes para fazer acontecer e so acontece dentro da casa dos favorecidos xicoespertissimos... ser esperto virou profissao para alcancar o sucesso.. mas quem sabe faz a hora e um dia tudo mudara, para ti, para mim..para os paises e seus povos, para os que hoje so teem o PAI, MAS NAO O NATAL, POIS FORA OS LAICOS A MAIORIA E CATOLICA E ESTA SE APEGA AO PAI CONFIAVEL, PARA OS QUEIXUMES DAS SUAS MISERIAS SOCIAIS. (ADMIRADORA)

    ResponderEliminar

Coloque aqui o seu comentário