domingo, dezembro 11, 2005

O granel continua


Não há maneira de encontrarmos estabilidade e paz para a Praça da República. Autarquia e polícia demitiram-se definitivamente de disciplinar os comportamentos mais despudorados das dezenas de condutores que repetida e sistematicamente prevaricam desobedecendo à sinalização vertical instalada.
A velocidade com que alguns circulam põe em risco a integridade física dos peões que já se tinham habituado à segurança do percurso pedonal seguro pela praça e à possibilidade de sairem dos estabelecimentos e edifícios sem a preocupação de poder ser atropelado por um qualquer veículo.
Não existe a regra do horário de cargas e descargas.
Circula-se e estaciona-se em cima da placa central. Pesados incluídos. Por isso as lages estão quebradas.
Os familiares dos estudantes de música do Conservatório Regional do Baixo Alentejo fazem autênticos aglumerados de carros à porta daquele estabelecimento, como se não fosse possível estacionar no parque da Av. Miguel Fernandes e efectuar uma deslocação a pé de 100 m.
Alguns comerciantes da "Rua das Lojas" e proximidades abusam da condescendência e estacionam os seus carros na praça.
Estes comportamentos - muitas vezes consumados "nas barbas da polícia" - espelham a educação cívica dos condutores protagonistas. São demasiados os casos diários para que se possa deixar passar em claro o laxismo das autoridades face a este fenómeno. A imagem demonstra-o.
Uma coisa é não concordarmos com o sistema implantado; outra é a arrogância da má educação.
Não pode esperar-se desenvolvimento com comportamentos colectivos desta natureza.

3 comentários:

  1. Já tentou ultimamente caminhar na Rua dos Infantes? Por vezes é o salva-se quem poder!

    ResponderEliminar
  2. Eu achava que este tipo de coisa só ocorria no Brasil! Tem até uma comunidade no Orkut (brasileira, evidentemente) que se chama "Eu quero ser português!", onde os brasileiros, cansados do modo como nosso povo vive, querem se tornar portugueses, porque, apesar das diferenças, pelo menos não precisaremos aprender outro idioma...

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo, ajude e publicite, Vila Viçosa - Património Mundial!!!

    Vá ver ao Restaurador da Independência!!!

    Muito obrigado!!!

    Saudações Alentejanas!!!

    ResponderEliminar

Coloque aqui o seu comentário